Branding e identidade visual são dois dos aspectos mais importantes de uma estratégia de marca. Para entender como eles funcionam juntos, primeiro precisamos defini-los:
- Branding é o processo pelo qual você cria uma conexão emocional com seu público por meio de uma experiência consistente em todos os pontos de contato (por exemplo, site, canais de mídia social).
- A identidade visual refere-se a como você se apresenta visualmente como uma organização e inclui design de logotipo, paleta de cores e opções de tipografia.
Separei um vídeo falando para vocês da BRANDSTER
Criando uma identidade de marca
Criar uma identidade de marca é o primeiro passo para desenvolver sua estratégia de marca. Esse processo envolve definir seu público-alvo, estabelecer uma mensagem de marca e desenvolver um estilo visual exclusivo.
Vamos dar uma olhada em cada etapa com mais detalhes
Definindo seu público-alvo – Antes de criar uma campanha de marketing eficaz ou estabelecer uma presença envolvente na mídia social, você precisa saber quem a verá. Se você está procurando clientes que são jovens profissionais que vivem em áreas urbanas com alta renda disponível, esse tipo de pessoa pode não estar interessado no que você tem a oferecer (e vice-versa). É importante que você seja o mais específico possível ao definir seu público-alvo, para que todos os seus esforços sejam focados em alcançá-los de maneira eficaz – e não perder tempo tentando alcançar pessoas que não estão interessadas no que veem do seu negócio!
Desenvolvendo uma estratégia de marca
Definindo suas metas de marca
A primeira etapa no desenvolvimento de uma estratégia de marca é definir suas metas. O que você quer alcançar com sua marca? Existem objetivos específicos que precisam ser alcançados, como aumentar as vendas ou aumentar a fidelidade do cliente? A definição dessas metas ajudará a orientar o restante do processo de branding, além de tornar mais fácil para outras pessoas da equipe entender como é o sucesso desse projeto.
AUTENTICIDADE é a melhor estratégia! Veja mais aqui com André Lona
Pesquisando sua concorrência
Depois de definir como é o sucesso desse projeto, é hora de pesquisar como outras empresas alcançaram esses resultados em setores e mercados semelhantes. Isso lhe dará uma ideia do que funciona bem tanto do ponto de vista estético (cores e fontes) quanto da mensagem (que tipo de linguagem eles usam). Você também pode aprender sobre as diferentes estratégias que eles usaram para criar identidades únicas em seus respectivos nichos – e ver se essas estratégias funcionariam bem para o seu!